O amor, antes ou depois da amada?

Publicado: abril 11, 2003 em Olhar para dentro, Reflexões

Interessante ver como certas coisas que passam despercebidas aos outros são tão fundamentais para a formação de minha opinião, e como sou tão distraído para com algumas outras coisas.Estou lendo O Banquete, de Platão.
Livro legal, tem definições bem colocadas a respeito do amor.
A maioria dos gregos definiu o amor como o mais antigo dos deuses. Podemos notar aqui, de maneira clara, que eles acreditavam que o amor existia então antes mesmo do ser amado, uma opinião que não deixa de fazer seu sentido.

Penso que o amor, certamente, depende tanto de nós quanto da pessoa amada. Mesmo que seja um amor ” arbitrário “, daqueles que não permitimos, mas invadem todos os nossos pensamentos e atitudes, inundando nossa existência de desejos e sonhos.
E também ele é uma coisa única, individual. Cada um o irá sentir de uma maneira, e estará sujeito as regras do jogo deste sentimento.
Isso causa tantas decepções, tantos planos frustrados que tantas vezes nos questionamos se o que foi vivido foi realmente amor. Na impossibilidade de entender, facilmente julgamos a outra pessoa, e devido a tristeza latente, quase sempre tiramos as piores conclusões possíveis.
Daí para que sentimentos negativos, relacionados ao sentimento de perda, rejeição e incapacidade, nos dominem por completo, é um passo muito curto.

Por isso, sempre precisamos prestar atenção para o que é o nosso amor, qual a função dele na nossa vida, e entender, por mais difícil que seja, que ele é um sentimento que passa por contínua reciclagem, se transformando a cada segundo e se adaptando as novas possibilidades que nos são impostas pela vida.
Difícil? É. Mas necessário, penso eu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s