O anoitecer

Publicado: setembro 9, 2003 em Música, escrever, sentir..., Olhar para dentro

Carlos Drummond de AndradeAnoitecer

É a hora em que o sino toca,
Mas aqui não há sinos;
há somente buzinas,
sirenes roucas,apitos
aflitos,pungentes,trágicos,
uivando escuro segredo;
desta hora tenho medo.

É a hora em que o pássaro volta,
mas de há muito não há pássaros;
só multidões compactas
escorrendo exaustas
como espesso óleo
que impregna o lajedo;
desta hora tenho medo.

É a hora do descanso,
mas o descanso vem tarde,
o corpo não pede sono,
depois de tanto rodar;
pede paz – morte – mergulho
no poço mais ermo e quedo;
desta hora tenho medo.

Hora de delicadeza,
gasalho, sombra, silêncio.
Haverá disso no mundo?
É antes a hora dos corvos,
bicando em mim, meu passado,
meu futuro, meu degredo;
desta hora, sim, tenho medo.
—————–

A vida continua cinza em São Paulo. Tudo dentro de mim oscila de maneira estranha, e por mais que eu procure um bode expiatório para toda essa dor, eu não consigo me enganar. A solidez me assola, em todo e qualquer momento que minha obrigação se impõe aos meus preguiçosos desejos. O amor costuma ser uma lembrança instigadora, mas, nesse momento, só me torna ainda mais saudoso de anos que passaram, de tristezas e felicidades que não vão voltar.

No entanto, novos caminhos se apresentam, velhos amigos ainda caminham ao meu lado, e as perspectivas não são de todo ruins.

A vida continua, disso eu sei.
Como Renato já disse, e eu já comentei algumas vezes aqui no blog, ” viver é uma dádiva fatal, no fim das contas ninguém sai vivo daqui, massssss, vamos com calma “.

E eu não me importaria se tivesse que correr atrás de novo
Se tudo o que houvesse construído fosse destruído
Ou se as trevas se impossem em minha frente
Desde que ao meu lado estivessem as mesmas pessoas

E eu não me importaria de sonhar tudo de novo
Se nos sonhos estivesse você
Eu não quero que a paz me inunde
Se a paz os levar para longe…

Deixe um comentário

