Liberdade sim. Mas como?

Publicado: maio 18, 2004 em Olhar para dentro, Reflexões

Quem não quer ser livre? Poder fazer o que bem entender, da maneira e no tempo em que bem entender. Ah, quanto prazer! Sem limites, sem satisfações. A sensanção de plenitude da conquista, a busca pelo novo, o inesperado, as surpresas que nos provam que realmente um dia é diferente do outro. Como seria se vivessemos em um sonho, como seria se fossemos diretores dos nossos sonhos?Bem, eu descobri que, de certa forma, existem limites para a minha liberdade. E que eu devo ter muito medo da liberdade total, irrestrita.
Só somos livres, de verdade, a medida em que não mantemos nenhum vínculo. Em que nada possa de fato condicionar e influenciar nossa opinião, quando não há nada que nos impeça de satisfazer determinado desejo. Mas não seria também o próprio desejo impecilho pra liberdade? Ora, se temos desejos, inata é a vontade ( mesmo reprimida ) de satisfazê-los. E o quanto essa vontade influi na nossa maneira de agir e pensar?

Então a liberdade, como disse Buda, é a abstenção de todos os desejos. Eles condicionam a nossa independência diante do mundo. E todas as pessoas livres, e que desejam viver, devem ser independentes! Mas rico sou eu, que preciso das pessoas ao meu redor, que preciso dos meus desejos, que preciso dos meus ideais, e que tenho os olhos abertos para as coisas que acontecem ao meu redor. Não que receba tudo de maneira passiva, muito pelo contrário, o olhar crítico faz parte do meu condicionamento diante da minha ideologia de transformação.

Portanto, eu abdico de parte da minha liberdade, para que assim eu não seja paradoxal, para que assim eu possa ver sentido em continuar vivendo e lutando pelas coisas em que acredito valer a pena…

Deixe um comentário

