Sobre a violência e a maioridade penal

Publicado: abril 7, 2007 em Política, Reflexões

Segue abaixo uma resposta que eu dei em um post de uma grande amiga minha, em que ela defendia a diminuição da idade penal como um avanço em relação ao combate contra a violência. Depois tentarei fazer algo menos superficial, mas acho que já é válido enquanto mera opinião :)Cuidado com o quê a violência pode nos tornar. Ao nos misturar com o mal comumente absorvermos parte deste sem ao menos poder nos defender, ou tomar consciência disso.

A indignação pode criar resultados desastrosos. Não adianta olhar para a lei e dizer que é lá que está o problema, em nenhum lugar do mundo o Direito foi capaz de resolver, sozinho, o problema da violência. E as sanções SÃO a violência em sua forma mais institucionalizada.

Então cuidado ao dizer que a violência deve ser utilizada pra combater a violência. Não a vi falando aqui sobre os problemas da miséria e da desigualdade social, não a vi falando sobre os problemas da educação, os valores distorcidos reproduzidos livremente, e tantos outros problemas muito mais fundamentais, verdadeiras causas da violência, e não meras conseqüências.

A prisão não impede os “maiores” de matar e serem mortos. Certamente não impedirá os menores também. E, a não ser que você se contente com a vingança estatal, e considere que toda criança e adolescente deve responder pela miséria e violência a que são submetidas desde sempre, eu espero que você possa avaliar isso tudo de cabeça mais fria pra perceber que esta não é a causa de sequer a minoria dos crimes cometidos por menores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s