Quem faz diferença no mundo?

Publicado: novembro 3, 2007 em Declarações, Política, Reflexões

Uma vez me perguntaram: quem é que realmente faz diferença nesse mundo?
Hoje eu descobri de forma mais clara, e aqui compartilho com vocês.

Faz diferença pro mundo aquele que não desistiu ou se resignou. Aquele que é capaz de lutar contra a indiferença que nos é imposta pelo sistema, que consegue alterar o status quo de maneira a construir e agregar valores positivos, que ajudem as pessoas a ampliar seus horizontes e cuidarem do que lhes é importante.

De maneira mais simples e objetiva: aqueles que trazem sorriso para aquelas pessoas que merecem sorrir, aqueles que conseguem atravessar as paredes frias que a dor e o cansaço insistem em construir, e que persistem na tarefa nem sempre fácil de cultivar esperança e alegria nos corações.

Aqueles que fazem a diferença, para mim, são pessoas que entenderam que a vida é de uma profundidade e singularidade única, e que portanto deve ser tratada com dignidade e respeito, o que não significa um distanciamento cordial, mas sim estar disposto a interagir e abrir o peito para poder dar o amor mais belo, aquele que é oferecido por quem é feliz quando é capaz de fazer alguém feliz.

São artistas, porque pintam as paredes cinzas do mundo.
São guerreiros, porque fazem o ambiente em que estão ao invés de aceitar que ele os faça e determine.
São médicos, porque cuidam daquilo de mais importante do que há em nós, e que entenderam muito bem o que é a vida.
São construtores de sonhos, porque sabem quais os alicerces nos quais eles devem ser prosperar.
São pessoas sábias, porque tem consciência de que não lhes é possível todo o tipo de resposta, mas que ainda assim podem, com dedicação e comprometimento, e através das mais singelas demonstrações, transmitir o que simples palavras definitivamente não são capazes.
São palhaços, porque pintam o nariz e subvertem a lógica dos hospitais: lugares que estão preparados para lidar com a doença de repente estão obrigados a encontrar a alegria e o riso, e pessoas conscientes de que cuidar da vida é muito mais do que lutar pela sobrevida, é fazer com que viver realmente seja uma coisa especial. E é a vocês, pessoas especiais, que eu dedico esse post e a minha admiração.

Seu trabalho é humano, terno, e ajuda, definitivamente, a construir um mundo melhor para se viver. E não só para aqueles cujos caminhos se cruzam com o de vocês, mas a todos que compartilham desse sentimento e vêem cultivado dentro de si a certeza absoluta de que por mais torto o mundo esteja, sempre haverá aqueles que serão capazes de se levantar e reagir.

E fica também a minha declaração de amor a uma grande amiga, que muito me ensinou que sentir o mundo ao meu redor não podia significar deixar que seu peso me derrubasse. Que é preciso se deixar atingir pelas verdades incontestáveis com as quais nos deparamos, mas que isso não pode ser o suficiente pra te derrubar. Que é preciso mirar nas estrelas, mas construir cada degrau de seu caminho. Que é preciso manter o controle e a serenidade se queremos ver realidade dos nossos sonhos.

É por essas e outras que, mesmo “distantes”, ainda sinto você perto de tudo o que eu sou, Fabiana. Obrigado por todos os (muitos) momentos em que você foi para mim um porto seguro, uma amiga verdadeira que soube enfrentar junto comigo meus maiores medos, e me mostrar que existem motivos para acreditar que nossos sonhos podem mudar o mundo.

Parabéns a você e a todo esse grupo que estão realmente fazendo diferença nesse mundo. Esse post é em homenagem de pessoas como essas => http://www.sossoriso.com/

Anúncios
comentários
  1. Cátia disse:

    É imprecindível seguir percebendo a vida em sua profundidade e singularidade.
    E como é bom viver com pessoas que fazem a diferença, seja pelo seu trabalho, seja pelo seu sorriso, seja pelo simples fato de respirar leve.

    Texto maravilhoso!

  2. Gleverson disse:

    Bom dia meu amigo!

    Trabalho no SOS SORISO, e hoje quando atuar suas palavras estarão na minha mente,

    Obrigado!
    Gleverson

  3. Sydão disse:

    Estou bobo. Seu texto está muito bom, cara.

    Patch Adams foi no mínimo genial com a formulação de um trabalho tão nobre e que contribuiu para inspirar um novo modo de lidar com a dor através de uma arte tão sublime: a arte de fazer rir.

    O mundo precisa de revoluções. E admiro atores que já conseguem realizá-las. Revolucionaram suas mentes. revolucionaram uma forma de lidar com a vida. E agora revolucionam a alegria.

    Todos estes grandes personagens merecem nossas plenas congratulações.

    Um abraço

  4. Simone Vaz Simões Alschefsky disse:

    OI GABRIEL , NOSSA QUE LINDO TEXTO !!! , DE EMOCIONAR MUITO MESMO !!! .. SUAS PALAVRAS Á TODOS NOS TOCARAM , SUAVEMENTE COMO UMA BRISA DO MAR !!! ..
    PARABÉNS PELA SUA SENSIBILIDADE , COMPARTILHAMOS COM AS CRIANÇAS , UMA TROCA DE AMOR , E ENERGIAS … ONDE MAIS RECEBEMOS QUE DOAMOS … DEUS POSSA SEMPRE ESTAR CONOSCO EM NOSSAS ATUAÇÕES , E EM NOSSO DIA – A – DIA !!!
    MUITO OBRIGADA !!! UM GRANDE ABRAÇO COM CARINHO …
    SIMONE VAZ SIMÕES ALSCHEFSKY … BIBI … DRA . MINNACORA BEIJA – FLOR SORRISO BEM – TE – VI … VOLUNTÁRIA ..

  5. Gleice Couto disse:

    Lindo texto. Sentimentos ainda mais lindos.

    Parabéns pelas linhas escritas. Parabéns pelos sentimentos compartilhados.

    Blog linkado. ;o)

  6. Bartira disse:

    Gabriel, boa noite…eu realmente estou sem palavras…eu, com a Bibi e o Gleverson trabalhamos no SOS e é uma alegria indescritível a sensação de harmonia que este teu texto colocou em mim…as lágrimas vieram fácil, fácil….putz, a forma como vc retratou “as pessoas que a diferença pra vc” me fez me sentir mais forte e confiante no que de bom, e muito bom, cada um de nós pode “e deve” fazer não apenas “pelos outros”, mas por nós mesmos…
    Simplesmente MARAVILHOSO…estou emocionada…A Fabiana é uma pessoa incrível e o “nosso trabalho no SOS SÓ RISO nos faz o que somos e o que sentimos a cada nova atuação….
    É isso que a faz a diferença em nossas vidas…
    Obrigada de coração…muito obrigada!!

  7. Melina disse:

    Essas pessoas são maravilhosas, mesmo.
    Por aqui, são conhecidos como os “doutores da Alegria”.
    Hmmm…
    Não dá pra descrever. O trabalho que essas pessoas fazem é genial, e essas pessoas são maravilhosas, conseguem levar pra aquelas pessoas doentes um outro mundo, onde as coisas podem melhorar e se deve ter esperança, acreditando num futuro próximo melhor.
    Essas pessoas ficam de parabéns, e elas que fazem a diferença nessa mundão!

    ;*

  8. Marilac disse:

    Gabriel,

    Texto maravilhoso!!!
    É tão importante e necessário esse trabalho do SOS SORRISO, que bela e merecida homenagem aqueles que fazem a diferença!

    Nunca estamos tão vulneraveis como quando adoecemos ou temos alguem amado doente.

    Precisamos de pessoas assim, como você disse :
    dispostas a interagir e abrir o peito para poder dar o amor mais belo, aquele que é oferecido por quem é feliz quando é capaz de melhorar a vida de alguém.

    O doutor Patch dizia “Todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, quão frequentemente o demonstramos? Quantas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo que não podem ser curadas com uma simples pílula?”.

    Que seu texto e este belo exemplo do SOS SORRISO possam inspirar novas ações que façam a diferença no mundo!

    bjs
    Marilac

  9. Cris disse:

    Muito bom o texto, Gabriel! Inspirador. Que mais e mais pessoas tenham esta capacidade de levar vida aos outros, despreocupadamente.
    Um grande abraço!

  10. Fabi disse:

    Lindoooo!
    Obrigada, querido! (maisss uma vez)
    beijoooo

  11. Carol disse:

    Gabriel,

    Achei lindo o seu texto e super importante. E muito legal saber que ele reflete a sua personalidade, a sua capacidade de dar valor aqueles que fazem a diferença.

    Somos pequenos, mas juntos somos poderosos.

    Você é uma semente de amor, que semeada nas pessoas sensíveis dará muitos frutos.

    Estava com saudades e voltei muito feliz e cheia de histórias para contar.

    Beijos,
    Carol

  12. Verônica disse:

    Hi Gab!

    A pedidos, aqui estou eu. hahaha.

    Passei só pra dizer o que eu já disse – Ótimo texto!

    Beijos.

  13. Sheila disse:

    Que lindo texto, Gabriel… Emocionante, encantador e muito verdadeiro! São pessoas como as que vc descreveu que fazem com que acreditemos que este mundo não está perdido. Existe, sim, esperança…Existe, sim, pessoas que enxergam além do próprio umbigo e que são capazes de se doar em benefício de quem precisa de ajuda, atenção, carinho…

    Parabéns para sua amiga e parabéns para todas as pessoas do mundo que conseguem entender que nós somos muito mais fortes se nos dermos as mãos.

    Beijos!

  14. Carol disse:

    Gabriel,

    Tenho saudades…!

    Sei que anda ocupado, mas quero ler novos textos
    e saber das novidades.

    Você faz muita falta!

    Beijo grande e ótima semana para ti!
    Carol

  15. Bella disse:

    Pena que às vezes muitos de nós não acreditam que já se faz uma grande diferença com um esforço relativamente mínimo. Basta olhar mais a fundo, enfrentar, estender a mão ao outro e a si próprio, entendendo o movimento das coisas todas que estão conectadas e, assim, ter como norte para qualquer passo que for dar.

    Beijo, te admirando cada vez mais.

  16. l u a * disse:

    mesmo não sabendo quem vem daí.
    gosto do que leio.

  17. Paty Rosa disse:

    Oieee….. Também sou Doutora do SOS. Me chamo Patricia .
    Li seu texto na época e achei lindo!!!! Agora li novamente .E resolvi postar.. Meio atrasadinha!!
    Mas nunca é tarde para falarmos o que sentimos..
    Palavras lindas!!!!! Emocionantes…
    Muito obrigada pela homenagem!!!
    Tem que marcar um dia e acompanhar um dia de atuação!!
    Fala com a Inseto… Ops.. Fabiana..rsrsrsrs
    Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s