As pessoas que procuro…

Publicado: março 3, 2008 em Declarações, Olhar para dentro, Reflexões

Eu procuro uma pessoa que seja, acima de tudo, construtiva. Que fique muito feliz quando as coisas dão certo para aqueles que merecem. Alguém que goste muito de dizer sim (quando dizer significa “vamos aproveitar esse momento”, “vamos fazer essa loucura”, “vamos cantar na chuva”, “vamos encontrar a galera” e, principalmente “vamos mudar o mundo”). Alguém que goste muito de dizer não (quando dizer não significa “não vamos aceitar a miséria”, “não vamos ficar vendo TV”, “não deixe de contar comigo” e “não vamos ficar de braços cruzados”).

Alguém que queira muito viver intensamente (e que ache que viver intensamente significa estar presente na vida dos amigos, ter projetos de transformação, ter pique para acordar cedo se for preciso [ou dormir bastante quando possível], inventar a energia necessária para se fazer aquilo que se quer).

Alguém que ame muito a liberdade, e que não abra mão dela. Que saiba plantá-la no coração das pessoas com quem convive (aquela pessoa que sabemos que podemos contar, sem que, por momento algum, permita que qualquer um se sinta o seu dono).

Que saiba respeitar os momentos do outro, e que saiba estar lá, mesmo sem ser chamada, quando se precisa dela. Que esteja realmente disposta, e que não tenha problemas demais de maneira que não possa ouvir aqueles que precisam. Que goste de dançar (e tolere um pouquinho aqueles que não sabem). E também de cantar sempre que ouça um violão (ou assim, mesmo sem nenhum instrumento de fundo). Que goste da lua e as estrelas, e que possa ficar várias horas só curtindo o barulho do mar.

Que saiba ser tolerante e flexível quando o que se precisa é de compreensão e companheirismo. Que saiba ser firme e inflexível quando o assunto for agir de acordo com seus princípios e ideais.

Que sempre procure o horizonte ao subir os picos mais altos, e que ache o máximo quando começa a garoar quando você põe o pé para fora de casa. Que vibra quando duas pessoas especiais se encontram. E que torça muito para que as pessoas que ama sejam felizes. Que não tenha vergonha de abraçar forte um amigo.

E que goste de fazer as pessoas sorrirem (isso é bastante importante). Que aprecie massagem e carinho. Que tenha iniciativa. Que não tenha tempo para perder com mesquinharias. Que seja apaixonada pelo mundo. Que queira fazer a diferença e lutar pelas revoluções. Que ache que as pessoas precisam (e merecem) uma vida melhor.

Que tenha muitos sonhos e desejos, e que lute para torná-los possíveis, sem ter medo de vivê-los. Que seja lispectorianamente boba. E cujas palavras, como bem disse Brecht, soem como alento e esperança para os que dela precisam, e como espadas afiadas diante dos corruptos e exploradores.

Tudo bem, tudo bem. Não é muito fácil, mas quem disse que eu preciso procurar coisas fáceis? Acho que aqui listei a maior parte dos motivos pelos quais eu já me aproximei das pessoas de quem gosto. E é claro que é humanamente impossível ter tudo isso ao mesmo tempo, sempre. Mas atrás disso se encontram os princípios e valores e belezas e calores de todas as pessoas que realmente admiro e com quem espero poder partilhar cada vez mais minha vida. Por isso, cada encontro com alguém em que posso enxergar isso é único e especial, e é por saber que existem pessoas assim que digo a todos que vale a pena procurar.

(e, isto é um segredo, mas saber que existem pessoas assim, e que posso participar da vida delas com as palavras que aqui escrevo é um dos meus pequenos prazeres secretos. Mas não contem para ninguém).

comentários
  1. Rose disse:

    Gabriel:

    Pessoas assim são bênçãos em nossas vidas!…
    Acho que está no caminho certo e, nele, será feliz !
    Que o Céu lhe conceda muitos encontros belos, com os quais possa aprender diariamente!…
    Um beijo de carinho e uma semana cheia de descobertas luminosas!

  2. Colombina disse:

    Ah, entendi! Mudar o mundo sozinho dá muito trabalho, então você procura a pessoa acima pra lhe ajudar e encontra várias no caminho, cada uma com um pedacinho da ideal.
    Mudando de assunto… Gabriel, a gente ainda não se encontrou! Faz quanto tempo sugeri que a gente se visse?

  3. Marilac disse:

    Querido Gabriel,
    Amigos são bençãos, são anjos em nossas vidas!
    Li encantada suas palavras, com pessoas assim o mundo seria bem melhor …
    Eu admiro sua força interior, seu entusiasmo e sensibilidade que se manifestam nas suas palavras e que nos empolgam e nos fazem querer ir junto para realizar tudo que podemos.
    Repito as palavras da querida Rose :Desejo que o Céu lhe conceda muitos encontros belos.. e tenho certeza que os terá.

    Aproveito para citar Mário Quintana :
    Quero, um dia, dizer às pessoas que nada foi em vão…
    Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim e que eu sempre dei o melhor de mim…
    e que valeu a pena.

    obs: Seu comentário no meu blog me deixou muito muito feliz mesmo.

    Bjs
    que sua semana seja feliz e abençoada
    com carinho,
    Marilac

  4. Katia disse:

    Existe uma infinidade de probabilidades, de pessos que cruzaram o meu caminho, que gostam e desgostam, que protejo e que são proteção, que esperam e dão esperança, enfim… que estão ao nosso lado de alguma forma.

    Mas frente a frente, mão na mão, braço-abraço são poucas. O que eu idealizo parece muito com o que você escreveu e ainda tem mais. Talvez eu ainda nem tenha encontrado tudo na dimensão que idealizei, mas enquanto há quem me faça sorrir, eu o farei com o coração muito aberto, a cabeça muito aberta, a mão muita aberta.

    Amar e mudar.

  5. Chris disse:

    Gabriel,
    obrigada pela vista e pelos comentários. Muito legal o seu blog. Gostei dos seus questionamentos. Bjos!

  6. Carol disse:

    Gabriel,

    Seus textos sempre enchem o nosso coração de esperanças de um mundo melhor, mais fraterno, mais cheio de amor.

    Por isso e também outras coisas que eu já li e pude sentir de você, espero sempre contribuir um pouco para que continue a acreditar nesse mundo mais bonito que se constroe com as mãos unidas e o coração em paz.

    Que você sempre mantenha esse seu otimismo e essa sua garra para contribuir para uma humanidade mais amiga, mais solidária.

    Sabe, demoro muito a comentar aqui, por que leio e releio suas reflexões…

    Beijos e uma bela semana para nós!
    Carol

  7. Marilac disse:

    Oii Gabriel,
    Estamos na Páscoa, epoca de reflexão, de Fé e de renovação !!!
    Feliz Páscoa!!!
    Que Deus lhe abençoe e inspire no seu caminho !

    Abraços
    Marilac

  8. Cátia disse:

    E eu?
    Procurando uma visita sua lá em casa.
    A vem lá.
    rs

  9. Mari disse:

    Você encontrou?

    Saudade!

    Um beijo

  10. Jac Oliveira disse:

    Sempre sensíveis as tuas palavras. Lendo-as, até dá um novo ânimo para que as buscas não cessem… pq te confesso que ando meio cansada dessa procura que, por mais que nossa mente diga que não é necesária, o coração fica gritando que é.

    beijo

  11. Marília Carvalho disse:

    Nossa, lindo o post! Me identifique muito com ele…

    bjaoo

  12. docilda disse:

    Amei… diz tudo.
    Obrigada pelo comentário no meu blog no outro dia.
    Passarei mais vezes aqui.
    Beijos grandes.

  13. GolDAlemao disse:

    Parabens por estas palavras, tocaram dentro do meu coração e lendo este texto percebi como estou aprisionado. Pense q suas palavra irão começar a mudar um pessoa. Ja fui assim um dia. Obrigado

  14. genilva beltrame disse:

    lindo seu texto parabens. me fez refletir sobre a minha vida

  15. Mariana disse:

    Lindas palavras escritas no ano de 2008 e que valem muito até os dias de hoje!! Parabéns

Deixe um comentário

