Aquilo que alimenta a alma!

Publicado: setembro 29, 2009 em Olhar para dentro, Reflexões

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida – a gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida – a gente quer saída, para qualquer parte!
(Titãs – Comida)

Você mantém o corpo vivo. Mas…

De que forma tem alimentado sua alma? Tem feito escolhas que privilegiam aquilo que você realmente precisa? Para, além de viver, realizar aquilo que lhe é mais importante?

Quais têm sido suas conquistas? Qual o cuidado e dedicação com os seus projetos?

Não deixe os sonhos para lá. Não deixe que a rotina tome toda a sua disposição. A única forma de enfrentar a inércia é com movimento (que gera mais movimento!), e não adianta esperar até lhe acertarem um empurrão: é mais verdadeiro quando é de dentro para fora.


(Sobre trabalhar com educação, descobri duas coisas. A primeira: é muito mais gostoso do que eu imaginava. A segunda: é muito mais difícil do que pensei. Ensinar tem sido um aprendizado tão grande!).

comentários
  1. Luanin disse:

    Por vezes acho que a gente esquece que somos os únicos responsáveis por nossa felicidade, pela realização de nossos sonhos, pela materia prima que se fazem os sonhos! E ficamos paralisados em meio aos nossos medos, dores, pudores e a vida segue correndo lá fora, selvagem, nos aguardando correr entre as árvores e agarrar com nossas garras os nossos sonhos, superar o insuperável! A vida é mesmo uma escola, mas para aprender é necessário experimentar ^.~

    E lá está o 2009… *rs*

  2. Acho que caí na rotina, mas ela faz parte do caminho para uma realização maior. É difícil também, saber qual alimento pra minha alma. Alguns eu já descobri: viajar, reunir os amigos, música, escrever e ler. O que me anima e empolga é saber quais outros alimentos minha alma ainda irá gostar e escolher como preferidos! Perém, claro que podem surgir algumas indigestões no meio do caminho, o que não deixa de ser bom também; refina o paladar!

    Desculpa a demora pra responder…

    Sim, eu fiz um mochilão pela América do Sul no início do ano. Foi maravilhoso. Recomendo, faz bem pro corpo e pra alma. Alimenta!Passar trabalho e fome, consequências da pouca grana, são compensados, com certeza, pelas pessoas e lugares que conhecemos. Paisagens inesquecíveis.

    Não deixe de realizar esse teu sonho de curto-médio prazo!

  3. sentilavras disse:

    De que forma tenho alimentado minha alma? Eu poderia escrever um livro sobre isso. Agora fiquei pensativa…
    Tudo o que vc disse me fez pensar. Já entrei em crise mtas vezes, olhando pra minha vida e vendo que não tenho feito nada produtivo, nada que realmente importe.
    Ter um emprego é sempre bom, mas o que realmente importa não é quantos relatórios vc assinou numa semana, nem quantas matérias escreveu num dia, nem o valor que vem no seu contra-cheque no fim do mês, nem quão estiloso é o seu carro… Todo mundo sabe dessas coisas, mas ninguém leva isso realmente a sério.

    Exemplo: lá em casa, minha irmã tá entrando em depressão, pq não consegue fazer nada da vida. Meus pais pressionaram tanto que a bicha tá pirando. Queriam tanto que ela prestasse pra um concurso público, pra ter estabilidade e, oh!, status social! Mas se esqueceram de que é ela quem tem que escolher a vida q ela quer ter. Agora ela tem um diploma de curso superior, nenhuma experiência, nenhuma vontade e uma profunda tristeza.

    Sobre trabalhar com educação, acho incrível como professor é fundamental na formulação de caráter dos seus alunos. Td bem q tive educação em casa, mas tbm tive ídolos na sala de aula. Alguns professores meus foram grandes estímulos para o que sou hj. Trabalho voluntariamente com educomunicação. Tbm já trabalhei como prof. de inglês… Foi trágico! Tinha só 19 anos, mas era foda lidar com adolescentes, às vezes, 2 anos mais jovens do que eu. Eu adorava, mas era mt desgastante. Professor deveria ser mais valorizado. Acho uma das profissões mais bonitas q tem.

  4. Jac Oliveira disse:

    É verdade. Ensinar com planejamento é mto mais difícil. A gente ensina pelo exemplo tb; às vezes nos esquecemos disso né.

    Olha meu flickr, tem foto que tu vai gostar.
    bj

  5. Colombina disse:

    Trabalhar com ensino? Biel, meu anjo encarnado, o senhor é fessor? AH AH! Bom saber que está gostando!

    Como boa aluna, vou responder algumas perguntas.

    Minha alma tem sido alimentada com orações, missas, música, livros, e… dias ensolarados. Dias nublados e chuvosos também são bons, minha alma se integra com a natureza a cada amanhecer. Porém dias ensolarados têm efeito avassalador sobre meu espírito: restauram, fortalecem, motivam… uma alegria ululante e explosiva toma conta de mim.

    Sobre projetos, ás vezes os esqueço. Então eles acabam mudando ou param antes do previsto. Porque esqueci o previsto. Onde quero chegar? Ann… acho que em Roma. “Todos os caminhos levam a Roma”, e o gato listado no País das Maravilhas sabiamente disse que “pra quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”. Meu trabalho me motiva ir pro inferno, pois tenho muitas boas intenções e “de boas intenções o inferno está cheio”. Pra ir pro céu preciso de boas ações, e não tenho agido muito bem: cometo centenas de falhas bobas que acumuladas têm um grande efeito desastroso. Porém minhas ações vão melhorar, já sei o que fazer e farei. Depois vou pro céu. Um dia chego a Roma, se tiver muita vontade. Por enquanto minha curiosidade me levaria no máximo até Santiago de Compostella.

  6. André disse:

    Você tem fome de que?

    Sem dúvida são muitas coisas que alimentam a alma.. Estar com bons amigos, curtindo um bom som.. Conhecer outros lugares e por ae vai…

    Neste último álbum dos Titãs (Sacos Plásticos) eles parecem fazer diversas referências aos sonhos, como na música Agora eu vou sonhar…

    Só que a impressão que tenho é que maioria das pessoas passa reto pela vida. Passar reto seria tipo, atravessar a vida sem olhar pros lados, sem parar pra pensar em tudo isso que eh falado neste tópico…

    Como diz a letra do Nenhum “Deixamos que a rotina fosse nosso caminho…”

    São importantes essas reflexões…

    Os próprios Titãs (voltando à banda) criticam ou ironizam isto nas canções. Pego a letra de Sacos Plásticos como exemplo..

    “Me deixa ser seu erro
    Seus tormentos, qualquer desses sentimentos
    Que tiram o seu sono
    E vão tomar o lugar
    Dos seus sonhos”

    É um pouco perigoso, sim, deixar que nossos sonhos/projetos sejam esquecidos.

    Bem massa o blog. Eu cheguei até aqui porque procurava sites que questionassem… Logo nos primeiros resultados do google apareceu este endereço, então passei a ser acessar.. Legal que a Mari tbm acessa :]… Isso aí, bom saber que não estamos sozinhos…

    Um abraço!

  7. Rafaela disse:

    Ando pensando sobre muitas coisas, e o texto veio em boa ocasião. Ando pensando, mas tenho muito que fazer também.

  8. Fabi disse:

    Alimento minha alma com sorrisos. Poliânico né? hahaha
    beijos

  9. Cátia disse:

    E eu… que ja te admirava tanto, adorei saber que tu estás em função na educação.
    Criei uma rede social para educadores, vou lhe enviar convite, aceite e venha somar conosco.
    Grande abraço

  10. Jac Oliveira disse:

    Gabi… pedi licença no trabalho e fui na terapia hoje. Ajudou mas não curou. A cura só vem com o tempo né.
    bjo

  11. gerônimo disse:

    Acho que a minha alma está morrendo de inanição.

  12. Ariane disse:

    Quem realmente precisa?
    “O mestre é o mestre o discipulo é o discipulo, mas o mestre tb é o discipulo e o discipulo tb é mestre!”

  13. vasosdehonra disse:

    como simples grao de areia na imensidao deste universo de terra, digo agora aos 31 anos e depois de muito me ter questionado, descubri uma e pra mim unica maneira de alimentar a alma! é obdesermos e cumprirmos a nossa missao ,todos nos temos uma missao aqui na terra, podem me achar louco, respeito todas as maneiras que encontrem para se sustentarem espiritualmente,mais se por algum segundo sentirem que sao incompletos é porque nao era so isso ,ainda falta alguma coisa para a alma estar completamente saciada, o segredo começa por aceitarmos que nao somos nada de mais e somos tudo o que tem de mais valioso na terra.

  14. kelme disse:

    gostei e aumentou o meu conhecimento

Deixe um comentário

